quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Handebol Brasiléia - AC

Foto: Wikipédia

Brasiléia
Estado: Acre
Fundada: 03/07/1910

HANDEBOL

2014 - ‘Cabelo’ completa 18 anos à frente do handebol em Brasiléia com currículo de dar inveja
No dia 4 de março de 1996, Sebastião Ferreira Moreira, mais conhecido como ‘Cabelo’, iniciou sua longa historia e caminhada no Handebol de Brasiléia. O mesmo conseguiu ter um currículo de dar inveja a qualquer treinador do Brasil e faz por paixão, além de dar uma grande parcela de ajuda aos jovens.
Muitos que puderam sair da pequena Brasiléia, cruzar o Brasil trazendo de volta, um troféu se consagrando entre equipes com muito mais apoio e estrutura. Além de conhecer culturas e até ver e se banhar no mar.
Há 18 anos fazendo história, ‘Cabelo’ agradece:
Meus Sinceros agradecimentos aos Atletas, Professores, Pais e amigos pelo apoio e pelo grande incentivo que nos proporcionaram. Foram grandes alegrias, tantas emoções e muitas conquistas:
Vou contar um pouco da minha história, tudo começou em um grupo de amigos no ano de 1996, para um evento Beneficente com amigos que jogava voleibol, para que na época possamos arrecadar recurso para um amigo que estava muito doente, iniciei com uma equipe feminina e em 1998 uma equipe masculina com vários amigos professores; o Professor Marcos, Eduardo do Guló, Mario Antonio, Maikon, Geyson, Junior, Abacate, Lando e o Kerisvelton. Daí, começou a despertar outras pessoas nas escolas. Também estou completando 16 anos só de escola como voluntário em todas as modalidades de Handebol, Basquetebol, Voleibol de quadra de areia, etc.
Capacitações e cursos:
Curso de capacitação em Curitiba (PR), financiado pelo Banco Santander, de Projetos e desenvolvimento com oito  participações, curso de legislação desportiva do Brasil com Paulo Swimite procurador de Justiça, Representante do Acre no Festival Brasileiro de Teatro, onde teve Sebastião Ferreira Moreira como recreador pela Secretaria Extraordinária de Esporte do Estado e pela prefeitura de Brasiléia.
Também teve apoio em vários Cursos de Técnica e Arbitragem de Handebol, de Voleibol, de Futebol de Salão, Basquetebol, capacitações em Direitos da Infância e Juventude, Relações Humanas Estadual e Direitos Humanos Nacional, participação em encontros internacional de Direitos Humanos sobre ao combate do tráfico de pessoas, curso estadual e encontros de professores de leis desportivas,
Além de áreas como Acampamento Estadual com o professor Jordi Ribeira e Acampamento Nacional de melhoria Técnica e Desenvolvimento treinador da Seleção Brasileia. Ainda teve muitas capacitações que também poderia estar sendo divulgadas.
Agradecimentos:
Meus Sinceros agradecimentos ao Professor Rivaldo, que foi um dos grandes incentivadores pelo esporte. Aos atletas e alunos, pais, professores, diretores da Escola Instituto Odilon Pratagi, Escola Estadual Kairala José Kairala e a Escola Joana Ribeiro Amed. A todos os professores de outros municípios que sempre deram força. O professor Franklin, Maurício Generoso, Mustafa, Rosália, Professor João Carlos Passos, Eduardo e tantos outros.
Os comerciantes, a Prefeitura de Brasiléia, o Governo do Acre, a Federação Acreana e em especial, à minha família do Handebol, as meninas de Xapuri que por muitas vezes participaram da equipe e fomos campeões por varias vezes juntos e gostaria poder abraçar a cada um. Meus sinceros agradecimentos.
Trabalhos desenvolvidos:
Professor Jordi Ribeira, treinador da Seleção Brasileira vem fazendo um bom trabalho juntamente com o presidente da CBHb. Nosso esporte vem desenvolvimento em nosso Brasil tanto no Handebol Masculino quanto no Handebol Feminino, tivemos um crescimento muito significativo. O Brasil Feminino Campeão Mundial tem muito à conquistar ainda e a Federação Acreana vem fazendo um trabalho excelente em nosso Estado do Acre, em nome da Maria Rosaides (Bolha), vem nos incentivado muito. Meus agradecimentos.
O handebol oferece a seus participantes um treinamento harmonioso para todo o organismo, sem distinção de raça ou sexo e ainda ocasiona melhora no convívio social, dando possibilidade de extravasar o stress tão comum a todos nós hoje em dia.
Segundo a concepção do jogo de handebol “o esporte é baseado sobre um real espírito esportivo, com respeito pelas qualidades humanas do adversário e com bons conhecimentos das regras, da disciplina e do caráter do jogo, todos os participantes contribuem para a promoção de um esporte de equipe apaixonante e excitante que é o handebol moderno”.
OBJETIVOS:
Incentivar e fomentar a prática do handebol no Município de Brasiléia;
Promover a integração e inserção social;
Incentivar a prática do handebol através da competição esportiva;
Identificar a elite esportiva do estado, e promover o seu aprimoramento técnico;
Incentivar o surgimento de ídolos  no handebol para seu maior desenvolvimento;
Desenvolver o intercâmbio sócio-esportivo entre os participantes;
Priorizar o esporte como fonte de investimento publicitário junto à mídia;
Oferecer a comunidade opções de lazer na área do espetáculo esportivo.
Incentivar aos jovens o respeito ao próximo através do esporte
Participação Nacional Brasileiro:
Já representamos o Acre 06 (seis) vezes nos Jogos Escolares, uma Vez na Copa Petrobras em Manaus, Brasília (DF), em Fortaleza (CE), Poços de Caldas (MG), em Curitiba (PR) e na Cidade de Belém (PA).
Participação Estadual (Acre):
Acampamento Estadual em Rio Branco, no Ginásio do SESI, com a Federação Acreana de Handebol, com a participação de cinco atletas e um treinador da Ponte Preta, com o Professor espanhol, Jordi Ribeira, treinador da Seleção Brasileira, com curso Internacional de Professores e Alunos em Dezembro de 2012.
Ponte Preta Campeã: Estadual feminino Adulto do Aberto 1 vez no Handebol.
Ponte Preta Vice-Campeã masculino: 06 vezes e no feminino 05 vezes no Handebol.
Ponte Preta Campeã no Handebol: Copa Estadual Masculino Adulto 3 vezes e no feminino 2 vezes.
Ponte Preta Vice-Campeã da Copa Estadual masculino Adulto 5 vezes e no feminino, 7 sete vezes no Handebol.
Ponte Preta Vice- Campeã juvenil sub-18 feminino, 2013 no Handebol.
Ponte Preta Campeã juvenil sub-18 feminino 2012, uma vez no Handebol.
Ponte Preta Vice-Campeã Juvenil sub-18 feminino 2011, uma vez no Handebol.
Ponte Preta Vice-Campeã Juvenil Sub-21 feminino 2010, uma vez no Handebol.
Jogos Escolar, campeã infantil Estadual três vezes.
Jogo Escolar campeã juvenil Estadual duas vezes.
Copa Petrobras campeã Estadual infantil uma vez no Handebol.
Jogos Escolares infantil feminino e masculino Vice-Campeã nove vezes no handebol.
Jogos Escolares Juvenil feminino e masculino Vice-Campeã, sete vezes no Handebol.
Participação em eventos nacional:
Acampamento Nacional de Handebol na Cidade de Blumenau (Santa Catarina), de Desenvolvimento de Melhoria Técnica, com o Treinador da Seleção Brasileira de Handebol, Professor Jordir Ribeira, com Toda a comissão Técnica da Seleção Brasileira, 120 atletas e os 10 treinadores do Brasil, com participação de Brasiléia através do Atleta da Ponte Preta, Andrio Rodrigo da Silva e o treinador Sebastião Ferreira Moreira.

2014 - Regional  Alto  Acre  do  estadual  de  Handebol  é  neste  sábado,  em  Brasiléia
Será disputada neste sábado (29), no ginásio Eduardo Lopes Pessoa, no município de Brasiléia, a 232km de Rio Branco, capital do Acre, a regional Ato Acre do Campeonato Acreano de Handebol adulto masculino e feminino. 
De acordo com a presidente da Federação Acreana de Handebol (Fach), Maria Rosaídes, a Bolha, seis times, das cidades de Brasiléia e Xapuri, vão brigar pelo título do torneio - três no masculino e três no feminino (Ponte Preta, Ressaca e Xapuri em ambas as categorias).
A competição será definida ainda neste sábado, após uma maratona de seis jogos. Os dois melhores de cada categoria garantem vaga na fase final da competição, que está programada para o mês de dezembro, em Rio Branco. O jogo de abertura está marcado para às 14h.
Já estão garantidos na fase final as equipes do Atlético-AC e Recriança (masculino); Plácido de Castro e AABB-Rio Branco (feminino).
Confira a tabela:
14h - Ponte Preta x Ressaca (mas)
15h - Ponte Preta x Ressaca (fem)
16h - Ressaca x Xapuri (mas)
17h - Ressaca x Xapuri (fem)
18h - Xapuri x Ponte Preta (mas)
19h - Xapuri x Ponte Preta (fem)
2013 - Handebol: Em Brasiléia deu dobradinha locallocal
A cidade de Brasiléia respirou Handebol nesse final de semana. Foi à sede de mais um Campeonato Aberto de 2013. A competição começou na sexta e teve sequencia no sábado, com surpreendente dobradinha local.
No feminino a campeã foi à equipe da casa, o Sport Club Ressaca, que na Copa Irío Maia foi Vice-campeã, mas no aberto reabilitou-se e foi a melhor no torneio, vencendo na final a fraca equipe da UFAC por 17 a 4, provando que é uma das melhores do estado.
Vale registrar que a equipe Feminina da ASSEMURB da capital fez sua inscrição só que não compareceu, mesmo assim não tirou o brilho da categoria feminina, onde a campeã foi a equipe local , Sport Club Ressaca.
E no masculino quem assistiu grande final entre capital representada pelo Recriança e interior pelo Clube Ressaca de Brasiléia, saiu satisfeito. O jogo teve grandes emoções, com elevado nível técnico das duas equipes. O público porém teve que esperar a prorrogação para ver quem levaria a taça do aberto, pois no tempo normal terminou empatado em 18 a 18, deixando a torcida local bastante agitada. O nervosismo foi tamanho que ainda teve um princípio de confusão no final do segundo tempo. As equipes não concordando com algumas falhas da arbitragem geraram um pequeno conflito, mas que foi contornado pela organização.
Esse tipo de situação pode ser considerado normal em uma final, mas alguém sempre leva a pior, nesse caso foi o Recriança, que teve duas expulsões significativas: o ala José Sergio e o goleiro Artur Junior. A partir daí os irmãos armadores Emerson e Jerferson do time rival comandaram a vitória do clube da casa.
Com o time todo esfacelado, a equipe da Capital foi guerreira, pois ficou apenas com um gol de desvantagem, placar final Ressaca 23 x 22 Recriança, festa e alegria da torcida e de seus jogadores.
A realização foi da Federação Acreana de Handebol, que contou com o apoio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e o apoio logístico da prefeitura de Brasiléia, que também garantiu a segurança dos presentes.
Os jogos foram realizados no Ginásio Poliesportivo Eduardo Lopes, o evento foi de grande festa, com presença de público e charangas em apoio às equipes locais.
Quem também prestigiou a festa foi o vereador da Capital e ex- atleta de Handebol, Raimundo Vaz. Dezenas de haitianos que estão refugiados na cidade também prestigiaram a festa. Eles vibravam a cada gol marcado.
Clubes participantes:
Ponte Preta (Brasiléia) ,Sport Club Ressaca (Brasiléia), Alto Acre (Epitaciolândia), Assis Brasil, UFAC (Rio Branco), Acrelânia, Uninorte (Rio Branco) e Recriança (Rio Branco).
A partida da final teve como árbitros: Maurizio Mota e Hudson Moreira
O time Campeão do Aberto 2013
SPORT CLUB RESSACA : Saulo, Ericson, Emerson, Jerferson, Anderson, Max, Renner, Adgilvan, Richard, Cesar, Lúcio,Vanderson. 
Técnico: Ítalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, tire duvidas, colabore com os anos que faltam.